terça-feira, 22 de janeiro de 2008

MAIS ALGUMAS QUESTÕES RESOLVIDAS

CIVIL

25.
C - A lesão é vício de consentimento que surge concomitantemente com o negócio e acarreta a sua anulabilidade, permitindo-se a revisão contratual para evitar a anulação, aproveitando-se, assim, o negócio.

26.
B - Na ação de reintegração de posse, a procedência do pedido fica condicionada à efetiva comprovação da posse, do esbulho praticado pelo réu e da perda da posse. Exige-se, ainda, a demonstração da data do esbulho, para que seja definido o rito pelo qual deverá tramitar o processo.

32.
C - Repristinação da lei é dar nova vigência a determinada lei, ou seja, uma lei que tiver sido revogada volta a viger por determinação expressa de uma lei nova.

ADMINISTRATIVO

76.
A - autotutela.

77 – Ainda sob análise.

78.
A - agiu com excesso de poder

79.
D - Não há discricionariedade contralegem.

80.
A - Existem atos praticados pelos administradores públicos que não se enquadram como atos administrativos típicos, como é o caso dos contratos disciplinados pelo direito privado.

81.
B - É possível a acumulação remunerada de dois cargos de enfermeiro

82 – Ainda sob análise.

83.
A - Aplica-se ao caso a Teoria da Imprevisão.

84.
D - uti universi

8 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pessoal da equipe Juridica

Já estamos por aqui, acompanhando a correção!

Abraços

Silvia - Curitiba/PR

JURÍDICA Atualizações e Concursos disse...

Caros colegas

Obrigada por confiarem no nosso trabalho. Saiba que estamos muito felizes pela receptividade de vocês, nessa hora em que compartilhamos da ansiedade pré-resultado!

Cada um já fez o que lhe cabia. Resta aguardar e seguir em frente!

Abraços,

Equipe JURÍDICA Atualizações e Concursos

Anônimo disse...

Descordo da acertiva 32 - C - Repristinação da lei é dar nova vigência a determinada lei, ou seja, uma lei que tiver sido revogada volta a viger por determinação expressa de uma lei nova.

Uma vez que, o enunciado deixa claro que é segundo a Lei de introdução do Código Civil e da vigência, aplicação e interpretação das leis, que deve ser embasada a resposta.

Desta forma, como não é admitido no direito brasileiro a repristinação, não é com base na doutrina, ou no significado que vamos fundamentar a resposta. Me parece que o conceito de repristinação é de fato o exposto na acertiva.

Qual o erro da acertiva "a lei tem vigência até que a outra lei a revogue, ou então, até que a lei nova com ela seja incompativel. Neste caso, ocorre a derrogação da lei, ou seja, a revogação integral de uma lei anterior por uma posterior"

Me parece ser essa a acertiva correta.

Unknown disse...

Achei o máximo o trabalho de vcs!!! parabéns.... e obrigada!!!

Unknown disse...

Ratificando o que tinha falado, aqui Recife precisa de um curso como esse, eu paguei R$1.100,00 no preparatório da OAB e agora ligo p/ lá o dizem os prof. só vaõ se pronunciar após o gabarito!!! Bando de fanfarões!!!! Ainda bem que vcs estam aqui p/ nos ajudar!!!

JURÍDICA Atualizações e Concursos disse...

Quanto à questão 32, muita atenção:
Primeiro, há sim uma possibilidade de repristinação no Direito Brasileiro, conforme o art. 2., § 3.da LICC (“SALVO DISPOSIÇÃO EM CONTRÁRIO, a lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência), que inclusive foi a exigida na prova. Por isto esta alternativa está correta.
Em segundo lugar, DERROGAÇÃO é a revogação PARCIAL de uma lei, enquanto a AB-ROGAÇÃO é a revogação total. Por este motivo, a alternativa deve ser considerada errada.
Estamos, sempre que possível, à disposição. Desculpe-nos eventual demora.
Equipe JURÍDICA – Atualizações e Concursos.

Anônimo disse...

Primeiramente gostaria de agradecer aos os professores da Jurídica por disponibilizarem seus conhecimentos em prol de todos os candidatos do exame de ordem 2007.3 de todo brasil.

JURÍDICA Atualizações e Concursos disse...

Caro Irineu,

Nós é que temos que agadecer à confiança e à receptividade de todos vocês!

Abraços,

Equipe JURÍDICA Atualizações e Concursos