terça-feira, 16 de setembro de 2008

GABARITO PROVISÓRIO EXAME DE ORDEM 2008.2

Meus caros, como já é tradição, na tentativa de ajudar-lhes nesse momento de grande tensão antes da publicação do gabarito oficial do CESPE, publicamos nosso gabarito.

Nesse exame, excepcionalmente, demoramos um pouco mais do que o de costume por impossibilidade de alguns de nossos professores (uns por necessidade de comparecer a audiências, outros por viagens para concursos públicos); novamente mantivemos o compretimento com nossos alunos: o de sempre fazer algo mais para ajudá-los nessa caminhada pela aprovação no Exame de Ordem.

A contribuição de todos, com sugestões, elogios e críticas, colabora para um trabalho cada vez melhor e prazeiroso.

PROVA TERRA:

1.
A. A CNA é dirigida por uma comissão organizadora, designada pelo presidente do Conselho Federal, por ele presidida e integrada pelos membros da diretoria e por outros convidados.

2.
A. Compete privativamente a cada conselho seccional definir a composição e o funcionamento dos tribunais de ética e disciplina, bem como o escolha dos membros desses tribunais.

3.
D. O processo disciplinar perante a OAB tramita em sigilo até que se encerre, só tendo acesso às suas informações as partes, seus defensores e a autoridade judiciária competente.

4.
C. O Conselho Federal compõe-se dos conselheiros federais, integrantes das delegações de cada unidade federativa, e dos seus ex-presidentes, na qualidade de membros honorários vitalícios.

5.
D. Dispor sobre a identificação dos inscritos na OAB e sobre os respectivos símbolos privativos.

6.
B. 2.

7.
A. retirar-se do recinto mediante comunicação protocolizada em juízo.

8.
D. pedir sua inscrição suplementar na OAB/MG, sob pena de exercício ilegal da profissão e sanção disciplinar.

9.
D. III, IV e V.

10.
D. recusar o mandato, de acordo com imposições éticas, haja vista a existência de outro advogado já constituído.

11.
B. O Estado promove a exploração direta de atividade econômica por meio de empresas públicas e sociedades de economia mista.

12.
C. É vedada a criação de tribunais de contas municipais.

13.
D. garantir a aplicação do mínimo exigido da receita na segurança pública.

14.
B. Uma das finalidades do controle interno é exercer o controle de operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.

15.
D. São suas funções receber e conhecer reclamações contra membro ou órgão do Poder Judiciário, inclusive contra seus serviços auxiliares.

16.
D. É garantida ao militar a remuneração do trabalho noturno superior à do diurno.

17.
D. A mala diplomática não pode ser aberta, exceto nos casos de fundada suspeita de tráfico ilícito de entorpecentes ou atividade terrorista.

18.
C. à proteção de bens culturais em caso de conflito armado.

19.
C. Compete à justiça do trabalho processar e julgar as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos estados, do DF e dos municípios.

20.
A. A ação popular só pode ser proposta de forma repressiva, sendo incabível, assim, sua proposição antes da consumação dos efeitos lesivos ao ato contra o patrimônio público.

21.
B. I e III.

22.
C. Pertence ao MP a iniciativa para propor ao Poder Legislativo a criação e extinção de seus cargos e serviços auxiliares.

23.
B. O conceito de sociedade implica o exercício de atividade econômica, embora nem toda sociedade que realize atividade econômica seja necessariamente considerada empresarial.

24.
B. Nessas sociedades, apenas acionistas poderão ser simultaneamente titulares de ações e debêntures.

25.
D. um processo de fabricação de tinta.

26.
D. precisa ser denominada, com sua espécie identificada no texto do título.

27.
C. Ambos os procedimentos exigem que o devedor apresente plano de recuperação, o qual somente vinculará os envolvidos se devidamente aprovado em assembléia geral de credores.
OBSERVAÇÃO: Esta nos parece a melhor alternativa. Contudo, há que se atentar que na Recuperação Judicial, rejeitado o plano de recuperação apresentado pelo devedor, é permitido aos credores apresentarem plano alternativo, sendo que, se rejeitado pela Assembléia, o juiz deverá decretar a falência do devedor. Mas, mesmo não aprovando o plano, o juiz poderá conceder a recuperação judicial desde que estejam os requisitos exigidos no artigo 58 da Lei 11.101/05. Logo, a palavra “somente” da alternativa estaria comprometida.

28.
C. Como a dívida solidária foi contraída no interesse exclusivo de Pedro, cabe a ele responder por toda ela perante Fábio.

29.
A. é possível que a pessoa que necessite dos alimentos não venha a pedi-los, mas a renúncia do direito a alimentos não é permitida.

30.
B. tem direito de reintegração de posse, por tratar-se de esbulho.

31.
D. Em regra, o transporte feito por cortesia não se subordina às normas estipuladas para o contrato de transporte de pessoas.

32.
A. A dívida obrigará Fernando, que terá ação regressiva contra os outros três condôminos.

33.
D. O pagamento de uma ou mais prestações da dívida não importa exoneração correspondente da garantia.

34.
B. Como ainda não houve a entrega do animal, Juliana será dona dos filhotes que vierem a nascer.

35.
A. Para que haja aplicação do referido instituto, deve estar caracterizada a seguinte situação: prestação excessivamente onerosa para uma das partes, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis.

36.
D. Os pais de Maria responderão objetivamente pelo prejuízo se dispuserem de meios suficientes para tanto.

37.
A. A lei impõe ao maior de sessenta anos o regime obrigatório da separação de bens.

38.
B. Toda pessoa que se acha no exercício dos seus direitos tem capacidade para estar em juízo.

39.
A. Os prazos contra Raimundo correrão independentemente de intimação, salvo se ele tiver patrono nos autos.

40.
A. promover o chamamento ao processo de Renata, haja vista que as duas são fiadoras.

41.
C. Fábio poderá ser substituído por outra testemunha, pois, provada a enfermidade, a lei processual lhe garante tal possibilidade.

42.
C. a verdade dos fatos, estabelecida como fundamento da sentença, não faz coisa julgada.

43.
B. caso haja prova de que a decisão de mérito transitada em julgado tenha sido proferida por prevaricação, concussão ou corrupção do prolator.

44.
D. O tribunal apreciará e julgará todas as questões suscitadas e discutidas no processo, ainda que a sentença recorrida não as tenha julgado por inteiro.

45.
C. Havendo acordo quanto à guarda dos menores, regime de visita e pensão devida aos filhos e ao cônjuge virago, será possível a homologação do acordo de separação.

46.
B. Diante da execução de devedores solidários, o prazo para a oposição de embargos para cada um deles é contado da juntada dos respectivos mandados de citação.

47
D. Caberá a João requerer ao juiz condutor do feito que o bem lhe seja confiado em depósito, desde que preste caução idônea e ofereça maiores garantias que o autor da ação.

48.
B. Os atos que exauriram seus efeitos podem ser revogados, desde que motivadamente.

49.
D. As correntes de água que banhem mais de um estado são bens da União.

50.
C. A responsabilidade civil do servidor público é objetiva.

51.
A. a desapropriação.

52.
B. órgão público.

53.
D. As matérias de competência exclusiva de órgão ou autoridade só podem ser objeto de delegação se houver expressa autorização da autoridade delegante.

54.
A. O servidor investido em mandato eletivo não poderá ser removido ou redistribuído de oficio para localidade diversa daquela onde exerce o mandato.

55.
D. I, III e IV.

56.
B. As autarquias destinam-se à execução de atividades típicas da administração pública que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

57.
C. No exercício d o poder regulamentar, a administração não pode criar direitos, obrigações, proibições, medidas punitivas, devendo limitar-se a estabelecer normas sobre a forma como a lei vai ser cumprida.

58.
B. específica e divisível.

59.
B. No primeiro território, tanto a arrecadação dos tributos estaduais quanto a dos municipais caberiam à União.

60.
D. poderá ser equiparado a pessoa jurídica, na forma da lei.

61.
D. empréstimos compulsórios por meio de medidas provisórias.

62.
C. sobre a transmissão onerosa de bens imóveis.

63.
B. será de taxa, porque se destina ao exercício de poder de polícia.

64.
D. responderá pela dívida tributária anterior subsidiariamente com Pedro, desde que este continue a explorar a venda de tecidos em suas outras lojas.

65.
A nosso ver, nenhuma alternativa está inteiramente correta, pois:
- contribuinte (sujeito passivo direto) é aquele que tem relação pessoal e direta com a situação que constitua o fato gerador;
- responsável (sujeito passivo indireto) é aquele que tem vínculo indireto com a situação que corresponda ao fato gerador, mas que sua obrigação nasce em virtude de expressa determinação legal.
Como pode-se perceber, nenhuma das alternativas atende perfeitamente aos conceitos (ver art. 121, CTN).

66.
A. já tem total capacidade tributária.

67.
C. remissão e decadência.

68.
C. José deve ajuizar sua inicial perante a justiça do trabalho.

69.
C. Improcedente, visto que representa um elemento limitador do acesso feminino ao mercado de trabalho.

70.
D. Suspensão

71.
A. Interrupção do contrato de trabalho, devendo ser remunerados pelo empregador.

72.
C. Desídia no desempenho de suas funções.

73.
C. O ato de fumar nos ambientes fechados da empresa constitui motivo de despedida por justa causa por ato de indisciplina, uma vez que Jorge descumpriu uma ordem geral do empregador.

74.
D. A assistência por sindicato e o benefício da justiça gratuita, de forma concomitante.

75.
C. extemporâneo.

76.
A. foi regular, pois membro de conselho fiscal de sindicato não tem direito à estabilidade provisória porquanto não representa ou atua na defesa de direitos da categoria respectiva, agindo somente na fiscalização da gestão financeira do sindicato.

77.
B. 8 dias.

78.
C. empregado.

79.
B. Suspenso.

80.
A. Recurso Ordinário para o TST, no prazo de 8 dias.

81.
C. Quando houver contrariedade à Súmula de jurisprudência uniforme do TST e violação direta à CF.

82.
B. É ilegal a exigência de depósito prévio para custeio de honorários periciais, uma vez que tal exigência é incompatível com o processo do trabalho.

83.
A. O licenciamento ambiental é o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e operação de atividades e empreendimentos potencialmente poluidores ou de atividades que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.

84.
B. Plano de manejo é o documento técnico mediante o qual se estabelecem, de acordo com os objetivos gerais de uma unidade de conservação, o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.

85.
D. Lúcio poderá, excepcionalmente, ficar submetido a medida socioeducativa de internação até completar 21 anos, idade em que a liberação será compulsória.

86.
C. Excetuando-se as hipóteses de dúvida fundamentada, o adolescente civilmente identificado não será submetido a identificação compulsória pelos órgãos oficiais.

87.
B. No recurso de apelação, antes de determinar a remessa dos autos à instância superior, o juiz poderá reformar a decisão proferida.

88.
A. o habeas corpus perante o tribunal de justiça.

89.
C. Caso Maria exerça seu direito à representação e o membro do MP não promova a ação penal no prazo legal, Maria poderá mover ação penal privada subsidiária da pública.

90.
C. A conexão e a continência importarão unidade de processo e julgamento, inclusive no concurso entre a jurisdição comum e a militar.

91.
D. Pratica o crime de latrocínio o agente que subtrai uma bolsa mediante violência a pessoa, em face da qual resulta morte da vítima.

92.
D. a interdição permanente de direitos.

93.
C. Cartas particulares encontradas durante a busca e apreensão, estejam elas abertas ou fechadas, poderão ser apreendidas, quando a diligencia ocorrer mediante autorização judicial.

94.
D. Assegura-se ao acusado a gratuidade do habeas corpus, a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de tramitação processual.

95.
A. O agente que atribui a alguém a autoria de um estupro, ciente da falsidade da imputação, comete o crime de calúnia.

96.
B. o grau de instrução do acusado.

97.
A. crime contra a organização do trabalho.

98.
D. ao condutor do veículo que, por motivo de segurança, deixa de prestar socorro à vítima de acidente, mas solicita auxílio da autoridade pública.

99.
B. A assistência à saúde do preso, de caráter preventivo e curativo, compreende atendimento médico, farmacêutico e odontológico.

100.
A. proibição de aproximar-se da ofendida, de seus familiares e das testemunhas, fixando limite mínimo de distância entre estes e o agressor.

30 comentários:

Anônimo disse...

Questoes n.01 - o que é CNA.?

Questão n.11 - comporta duas rspostas letras B e D.

Questão n. 24, está com o número da Lei errada, o correto seria Lei 6.404/1976.

Questão n. 97, com a emenda 45, pq a competêcia para a justiça federal?

Anônimo disse...

Questão n. 13, merece uma maior atenção pq o examinador diz que não constitui causa de intervenção da união em Estado e DF, porém existem uma resposta que diz respeito ao municipio, (letra C, no caderno Terra) não estaria esta resposta certa também? uma vez que a união não poderá intervir nos municipios não sendo estes dentro de território federal?

Anônimo disse...

Tem como anular alguma questão além da 29 que seria artigo 1704 do cc

Anônimo disse...

olá, por este gabarito fiz 46 pontos. sabe me dizer se tem alguma questão passivel de anulação?..


abraços Valéria..

drica disse...

FIZ 49 PONTOS, PRECISO QUE TORÇAM PRA QUE ANULEM UMA QUESTÃO AO MENOS

Anônimo disse...

Bom dia!
Aguardo o gabarito de comercial.
Este gaberito da jurídica tem credibiliade pois amigos meus na prova passada coferiram aqui e estava em perfeita consonância com o oficial. ele está exatamente igual ao
do curso damásio (exceto comercial que ainda não está disponível).

Aguardo anciosamente!!!

Anônimo disse...

Bom dia,

estou com uma dúvida referente à questão 19:não seria passível de anulação tendo em vista a liminar concedida pelo STF na ADIN 3395-6/2005 que suspendeu a interpretação do inciso I do art. 114 que inclua na competência da JT as causas que envolvam vínculo jurídico-administrativo entre os servidores e a Administração Pública? Quer dizer, não haveria nenhum alternativa correta nesta questão porque este inciso não pode ser aplicado por decisão do STF (e de fato não é aplicado, tanto é que a JT não julga estas causas). Obrigada,

Anônimo disse...

aguardando comercial.

confio na credibilidade da jurídica!

abraço a todos!

Deus esteja conosco!!!

JURÍDICA Atualizações e Concursos disse...

Bom dia amigos!

Publicaremos seus comentários sempre que possível. Comentem, discutam, aproveitem o espaço.

Nossos professores analisarão as dúvidas não respondidas e, de acordo com a possibilidade de cada um, nos enviarão suas respostas para postagem.

Abraços,


Equipe Jurídica

geisel disse...

caros colegas....

A questão 16....- a CF em seu art. 142 X garante ao militar através de lei a remuneração ao trabalho noturno superior ao diurno. A CF remete esta garantia a Lei pois o militar é regido por estatuto com sua garantia em lei especial.
Tal entendimento não seria passível de consideração para anular a questão?

Unknown disse...

Prezados,

A resposta da questão 58 do gabarit TERRA, está "Específica e Divisível (referente às Taxas); contudo o que a questão pergunta é o que é indispensável para a UTILIZAÇÃO do serviço, e nesse caso, a opção certa é EFETIVA OU POTENCIAL; específica e divisível é a NATUREZA do tributo taxa.

Também errei essa questão!!

Unknown disse...

Prezados,

A resposta da questão 58 do gabarit TERRA, está "Específica e Divisível (referente às Taxas); contudo o que a questão pergunta é o que é indispensável para a UTILIZAÇÃO do serviço, e nesse caso, a opção certa é EFETIVA OU POTENCIAL; específica e divisível é a NATUREZA do tributo taxa.

Também errei essa questão!!

Unknown disse...

Na questão 34 o gabarito do Damásio a correta seria"Os filhotes serão considerados acréscimo à coisa, pelos quais Juliana poderá exigir aumento de preço." Discordo dessa resposta, inclusive porque a compradora não teve culpa em relação à prenhes da cadela da raça Labrador, da qual poderia até se recusar a aceitar a coisa ou pedir até ressarcimento por danos causados à coisa.Passível de recurso com certeza.

Anônimo disse...

Questão 36: Não há dispositivo legal que condicione a responsabilidade objetiva à possibilidade de pagar, ou à disposição de meios suficientes para tanto, ou seja, os pais de "maria" serão responsáveis de qualquer forma, mas se poderão ou não pagar, é outra história. Por outro lado, Maria, na sua condição de incapaz não é responsável civilmente, mas tão somente seus pais, razão pela qual entendo que a letra A da questão 36 do Caderno TERRA é a correta.

Anônimo disse...

Questão 34: Duas respostas corretas:

Art. 237. Até a tradição pertence ao devedor a coisa, com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais poderá exigir aumento no preço; se o credor não anuir, poderá o devedor resolver a obrigação.



Art. 237. Até a tradição pertence ao devedor a coisa, (D. Como ainda não houve entrega do animal, Juliana será dona dos filhotes.)

com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais poderá exigir aumento no preço; se o credor não anuir, poderá o devedor resolver a obrigação.(A. Os filhotes serão considerados acréscimos à coisa, pelos quais Juliana poderá exigir aumento de preço.)

Lina disse...

Gente, to preocupada com a questão 58. Quando li a primeira vez logo pensei que a resposta seria ESPECIFICO E DIVISIVEL, mas ao reler percebi que a questão tratava de UTILIZAÇÃO que deve ser EFETIVA OU POTENCIAL. Será que estou errada?

Anônimo disse...

Na questão nº.85 segundo o gabarito do cesp a opção correta é a letra D, no entanto, o art. 121...
§ 3º Em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos.
Logo essa questão é passível de anulação!!!!!

Anônimo disse...

onde pego o gabarito oficial da oab??

roberta tavora disse...

olá pessoal,

Eu fiz 48 pontos na prova, mas não sei como devo proceder com relação a formulação dos recursos, será que alguém poderia me ajudar...ainda não sei de quais questões devo recorrer ...se alguém puder me ajudar, ficarei muuuuito grata, estou muito preocupada....caso alguém possa meu msn é robertaportes2@hotmail.com tbm poeremos trocar materiais...caso eu passe, minha 2ª fase será d.trabalho. obrigada!!!

Anônimo disse...

Caros colegas de exame, pelo meu simples entendimento e o de um magistrado a quem tive acesso,a questão 93 está passiva de anulação, visto que as cartas encontradas durante a realização da busca e apreensão, estando elas abertas ou fechadas, serão sim alvo de apreensão, conforme o CPP. O que não poderia ser feito e ai sim, estaria a alternativa errada, seria a abertura das cartas que se encontravam lacradas. Porém, a única menção feita às correspondências, é que elas foram apreendidas. Portanto, essa alternativa está correta, de acordo também com o gabarito do professor Damásio

geisel disse...

RECURSO QUESTÃO 75 – caderno TERRA

Juca, advogado da empresa Terra e Mar Ltda., compareceu pessoalmente à Secretaria da 1.ª Turma do TRT e tomou conhecimento do teor de decisão que havia negado provimento a recurso ordinário interposto pela empresa. No mesmo dia, Juca interpôs recurso de revista para o TST, antes de ocorrer a publicação do acórdão regional.
Segundo orientação do TST, na situação hipotética apresentada, o recurso de revista interposto é considerado :
A tempestivo.
B intempestivo.
C extemporâneo.
D deserto.

Conforme gabarito fornecido pelo CESPE, a resposta correta seria a letra C, porém tal afirmativa traz dissonância no conceito clássico do que preceitua o Vocabulário Jurídico de Plácido e Silva, 19ª ed. Editora Forense 2002, que trás com conceito de:
Extemporâneo: Intempestivo, fora do tempo oportuno.
Sendo assim as duas alternativas estão corretas a letra B e C, pois são sinônimas uma da outra.

Alem do mais conforme obeservamos em entendimento jurisprudencial abaixo citado:

28/03/2005
TST: recurso antes do prazo também é intempestivo


A interposição do recurso de revista fora do prazo previsto em lei, situação juridicamente conhecida como intempestividade, prejudica não só a parte que recorre após a data-limite, mas também aquela que se antecipa ao início do prazo recursal. Sob essa observação do ministro Ives Gandra Martins Filho (relator), a Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho afastou recurso de revista do Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Departamento Regional de Santa Catarina).

Após sofrer condenação na primeira instância trabalhista catarinense, o Senai interpôs recurso ordinário junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (com jurisdição em Santa Catarina). A pretensão foi parcialmente provida pelo TRT, mas o Senai permaneceu insatisfeito com a decisão do TRT sobre parcelas não ressalvadas no termo de rescisão do contrato de trabalho e horas extras, deferidas a um ex-empregado.

Interessado em tornar mais clara a decisão regional, o Senai ajuizou embargos declaratórios ao TRT em 9 de março de 2000. O resultado do julgamento da questão, parcialmente acolhida, foi publicado em 21 de agosto de 2000, momento em que teve início o prazo para recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho. Antes dessa data, contudo, mais precisamente no dia 15 de agosto de 2000, a parte interpôs o recurso de revista.

Segundo o ministro Ives Gandra a inobservância da data correta em que teve o início do prazo para o recurso de revista impediu o exame da pretensão do Senai. “Assim, tem-se por intempestivo o recurso de revista protocolizado em 15 de agosto de 2000, uma vez que o acórdão regional proferido em sede de embargos declaratórios, em sua integralidade, ainda não havia tido suas conclusões republicadas”, observou ao frisar a necessidade da parte aguardar a conclusão da prestação jurisdicional do TRT.

O relator também advertiu que “em virtude do princípio da unirrecorribilidade (segundo o qual contra qualquer decisão recorrível cabe apenas um recurso), é intempestivo o recurso de revista protocolizado em data anterior à publicação do acórdão que analisou os embargos declaratórios da própria parte”. (RR 777834/2001.8)

Pesquisa realizada dia 19 de setembro de 2008 as 15:53 site: http://ext02.tst.jus.br/pls/no01/no_noticias.Exibe_Noticia?p_cod_noticia=5141&p_cod_area_noticia=ASCS

Sendo assim a presente questão deve ser anulada.

geisel disse...

RECURSO QUESTÃO 27 – CADERNO TERRA


Referente a esta questão que o CESPE, traz como alternativa certa a letra D no gabarito:

A Lei n.º 11.101/2005 prevê a possibilidade de o empresário renegociar seus débitos mediante os institutos da recuperação judicial e da recuperação extrajudicial. Acerca das semelhanças e diferenças entre ambos os institutos, assinale a opção correta.

A Diferentemente do previsto para a recuperação judicial, a recuperação extrajudicial limita-se a procedimento negocial entre o devedor e os respectivos credores, excluída a participação do Poder Judiciário em qualquer uma de suas fases.
B Ambos os procedimentos envolvem a negociação de todos os créditos oponíveis ao devedor, sendo a recuperação extrajudicial reservada apenas às microempresas e empresas de pequeno porte.
C Ambos os procedimentos exigem que o devedor apresente plano de recuperação, o qual somente vinculará os envolvidos se devidamente aprovado em assembléia geral de credores.
D Diferentemente do previsto para a recuperação extrajudicial, o pedido de recuperação judicial poderá acarretar a suspensão de ações e execuções contra o devedor antes que o plano de recuperação do empresário seja apresentado aos credores.

O erro encontrado nesta resposta esta no fato de: o que poderá acarretar a suspensão de ações e execuções não é o simples pedido de recuperação judicial, mas sim o deferimento do processamento da recuperação judicial.

Lei 11.101/05
Art. 6o A decretação da falência ou o deferimento do processamento da recuperação judicial suspende o curso da prescrição e de todas as ações e execuções em face do devedor, inclusive aquelas dos credores particulares do sócio solidário.
Art. 52. Estando em termos a documentação exigida no art. 51 desta Lei, o juiz deferirá o processamento da recuperação judicial e, no mesmo ato:
III – ordenará a suspensão de todas as ações ou execuções contra o devedor, na forma do art. 6o desta Lei, permanecendo os respectivos autos no juízo onde se processam, ressalvadas as ações previstas nos §§ 1o, 2o e 7o do art. 6o desta Lei e as relativas a créditos excetuados na forma dos §§ 3o e 4o do art. 49 desta Lei;
Sendo assim, a presente contestação purga pela anulação da questão.

geisel disse...

RECURSO QUESTÃO Nº. 100 - QUESTÃO TERRA

O CESPE, trás como alternativa certa letra A.

De acordo com a Lei n.º 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, constatada a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, o juiz poderá aplicar ao agressor, de imediato, a seguinte medida protetiva de urgência:

A- proibição de aproximar-se da ofendida, de seus familiares e das testemunhas, fixando limite mínimo de distância entre estes e o agressor.
B - decretação da prisão temporária do agressor.
C - proibição de contato direto com a ofendida, seus familiares e testemunhas, salvo indiretamente, por telefone ou carta.
D- arbitramento do valor a ser prestado a título de alimentos definitivos à ofendida e aos filhos menores.


Conforme gabarito fornecido pelo CESPE a correta é a letra A, porém a lei tem maior abrangência ao ser analisada conforme segue abaixo. Diversas decisões trazem como medida de imediata a ser aplicada ao agressor a decretação da prisão temporária, vejamos:

LEI 11.340 DE 2006
Das Medidas Protetivas de Urgência que Obrigam o Agressor
Art. 22. Constatada a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos desta Lei, o juiz poderá aplicar, de imediato, ao agressor, em conjunto ou separadamente, as seguintes medidas protetivas de urgência, entre outras:
I - suspensão da posse ou restrição do porte de armas, com comunicação ao órgão competente, nos termos da Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003;
II - afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida;
III - proibição de determinadas condutas, entre as quais:
a) aproximação da ofendida, de seus familiares e das testemunhas, fixando o limite mínimo de distância entre estes e o agressor;
b) contato com a ofendida, seus familiares e testemunhas por qualquer meio de comunicação;
c) freqüentação de determinados lugares a fim de preservar a integridade física e psicológica da ofendida;
IV - restrição ou suspensão de visitas aos dependentes menores, ouvida a equipe de atendimento multidisciplinar ou serviço similar;
V - prestação de alimentos provisionais ou provisórios.
§ 1o As medidas referidas neste artigo não impedem a aplicação de outras previstas na legislação em vigor, sempre que a segurança da ofendida ou as circunstâncias o exigirem, devendo a providência ser comunicada ao Ministério Público.
§ 2o Na hipótese de aplicação do inciso I, encontrando-se o agressor nas condições mencionadas no caput e incisos do art. 6o da Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003, o juiz comunicará ao respectivo órgão, corporação ou instituição as medidas protetivas de urgência concedidas e determinará a restrição do porte de armas, ficando o superior imediato do agressor responsável pelo cumprimento da determinação judicial, sob pena de incorrer nos crimes de prevaricação ou de desobediência, conforme o caso.
§ 3o Para garantir a efetividade das medidas protetivas de urgência, poderá o juiz requisitar, a qualquer momento, auxílio da força policial.
§ 4o Aplica-se às hipóteses previstas neste artigo, no que couber, o disposto no caput e nos §§ 5o e 6º do art. 461 da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 (Código de Processo Civil).
Analisando a redação do dispositivo final do caput deste artigo e seu § 1º, podemos constatar que além das penas descritas nos inciso que seguem, a redação faz menção “entre outras”. Sendo assim o juiz poderá se constatada a prática violência doméstica e familiar contra a mulher, o juiz poderá aplicar de imediato, também decretar a prisão temporária do agressor. Sendo dada como certa também a opção da letra B na prova TERRA.
Sendo assim, a presente contestação purga pela anulação da questão.

geisel disse...

RECURSO QUESTÃO 93 – CADERNO TERRA

Manoel está sendo investigado pela prática do crime de lavagem de dinheiro. Por meio de testemunhas, a autoridade policial tomou conhecimento de que, em sua residência, constam provas da autoria do crime, tais como dinheiro, registros contábeis e transferências bancárias. Considerando a situação hipotética acima, assinale a opção correta.

A A autoridade policial pode realizar imediatamente a busca e
apreensão, visto que, quando realiza a diligência pessoalmente,
não necessita de mandado judicial.
B Caso Manoel permita que a autoridade policial entre em sua
residência, a diligência poderá ser efetuada durante o dia ou à
noite, com ou sem mandado judicial.
C Cartas particulares encontradas durante a busca e apreensão,
estejam elas abertas ou fechadas, poderão ser apreendidas,
quando a diligência ocorrer mediante autorização judicial.
D Ainda que Manoel, durante a busca e apreensão, se negue
terminantemente a abrir gavetas, sob o argumento de que tenha
perdido as chaves, os policiais não poderão arrombá-las; caso o
façam, estará caracterizado abuso de autoridade,
independentemente da existência de mandado judicial.


Conforme gabarito do CESPE, a alternativa correta seria a letra B, porém a luz do art 240§ 1º letra f, constatamos que a alternativa C também se encontra correta, vejamos o que diz o CPP:

Art. 240. A busca será domiciliar ou pessoal.

§ 1o Proceder-se-á à busca domiciliar, quando fundadas razões a autorizarem, para:
f) apreender cartas, abertas ou não, destinadas ao acusado ou em seu poder, quando haja suspeita de que o conhecimento do seu conteúdo possa ser útil à elucidação do fato;
§ 2o Proceder-se-á à busca pessoal quando houver fundada suspeita de que alguém oculte consigo arma proibida ou objetos mencionados nas letras b a f e letra h do parágrafo anterior.

Art. 241. Quando a própria autoridade policial ou judiciária não a realizar pessoalmente, a busca domiciliar deverá ser precedida da expedição de mandado.

A questão 93 está passiva de anulação, visto que as cartas encontradas durante a realização da busca e apreensão, estando elas abertas ou fechadas, serão sim alvo de apreensão, conforme o CPP. O que não poderia ser feito e ai sim, estaria a alternativa errada, seria a abertura das cartas que se encontravam lacradas. Porém, a única menção feita às correspondências, é que elas foram apreendidas. Portanto, essa alternativa está correta.

Sendo assim a presente questão deve ser anulada.

geisel disse...

RECURSO QUESTÃO 16 – QUESTÃO TERRA


Com relação ao que dispõe a CF acerca da disciplina das forças armadas, assinale a opção incorreta.

A A sindicalização é proibida ao militar.
B Ao militar que esteja em serviço ativo é proibida a filiação
a partido político.
C Os eclesiásticos são isentos do serviço militar obrigatório
em tempo de paz.
D É garantida ao militar a remuneração do trabalho noturno
superior à do diurno.

Em análise a CF/88, constamos
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.
X - a lei disporá sobre o ingresso nas Forças Armadas, os limites de idade, a estabilidade e outras condições de transferência do militar para a inatividade, os direitos, os deveres, a remuneração, as prerrogativas e outras situações especiais dos militares, consideradas as peculiaridades de suas atividades, inclusive aquelas cumpridas por força de compromissos internacionais e de guerra. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 18, de 1998)

A questão 16 prova TERRA, traz como certa a opção incorreta a D, porém ao analisar a CR/88, podemos constatar que esta opção não pode ser considerada como incorreta, pois o art. 142 em seu inciso X, remete para a lei, à garantia a remuneração do militar, é uma espécie de extensão da garantia consitucional.
Essa delegação de competência para a Lei não exclui tal garantia para o militar, simplesmente remete a Lei a sua aplicação.
O regime jurídico do Militar é o Estatutário, sendo este criado por lei na qual estabelecerá as garantias a serem adotadas, sendo assegurado ao mesmo à possibilidade de remuneração do trabalho noturno superior a diurno.
A CF/88 em momento algum veda esse direito ao militar, ela delega a garantia da remuneração a Lei, sendo assim podemos concluir pelo enunciado do art. 142 em seu inciso X que a remuneração do trabalho noturno superior a diurno e garantido sim pela CF/88. A questão D estaria correta, tornando-se passível de anulação da questão.

Sendo assim, a presente contestação purga pela anulação da questão.

geisel disse...

RECURSO QUESTÃO 34 – CADERNO TERRA

Juliana, proprietária de um canil, vendeu a Luíza, à vista, com a exigência de pagamento antecipado, uma cadela da raça labrador, com dois anos de idade e com pedigree, a qual deveria ser entregue no prazo de seis meses. Durante o período que antecedeu à entrega, o animal vendido, sem que Juliana percebesse, ficou prenhe de outro labrador, também com pedigree, e deu à luz os filhotes.
Considerando a situação hipotética acima e as disposições do
Código Civil vigente, assinale a opção correta.
A- Por já ter sido pago o preço, Luíza já era proprietária do labrador e, por isso, terá direito aos filhotes.
B- Como ainda não houve a entrega do animal, Juliana será dona dos filhotes que vierem a nascer.
C- Os filhotes serão considerados acréscimos à coisa, pelos quais Juliana poderá exigir aumento de preço.
D- Por previsão legal, Luíza terá de entregar metade dos filhotes a Juliana, sob pena de enriquecimento sem causa
Conforme gabarito fornecido pelo CESPE a correta é a letra B, porém a lei estabelece outro critério para resolver este impasse.
CÓDIGO CIVIL
Art. 237. Até a tradição pertence ao devedor a coisa, com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais poderá exigir aumento no preço; se o credor não anuir, poderá o devedor resolver a obrigação.
Na questão 34 constata-se como correta a Letra B (fornecida pelo CESPE), porém em análise ao CC em seu art. 237 podemos observar que tal resposta encontra-se dissociada do que estabelece seu artigo.
No presente caso não se efetivou a tradição, pois esta se efetiva com a entrega do bem ao comprador. Até não se efetivar a tradição pertence ao devedor a coisa, com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais poderá exigir aumento no preço.
Sendo assim, a presente contestação purga pela anulação da questão.

geisel disse...

RECURSO QUESTÃO Nº 24 – CADERNO TERRA
Com base na Lei n.º 6.406/1976, que dispõe sobre as sociedades por ações, assinale a opção correta acerca das características jurídicas desse tipo de sociedade empresarial.
A -As ações, quanto à forma, podem ser classificadas em ordinárias e preferenciais.
B -Nessas sociedades, apenas acionistas poderão ser simultaneamente titulares de ações e debêntures.
C -Os bônus de subscrição conferem direito de crédito contra a companhia, podendo conter garantia real ou flutuante.
D -As partes beneficiárias compõem o capital social desse tipo de sociedade, sendo permitida a participação nos lucros anuais.
Nesta questão constata-se erro no enunciado da questão ao referir-se ao número da Lei.
O enunciado traz como sendo a lei que dispões sobre as sociedades por ações a de nº 6.406/1976.
O número correto da Lei que dispões sobre as sociedades por ações é a de nº 6.404 de 15/12/1976.
Sendo assim, a presente contestação purga pela anulação da questão.
Acórdão do STJ RMS 19062 / RS
RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA
2004/0141311-2
Relator(a) Ministro NILSON NAVES (361)
Órgão Julgador T6 - SEXTA TURMA
Data do Julgamento 21/08/2007
Data da Publicação/Fonte DJ 03.12.2007 p. 364
Ementa
Concurso público (juízes). Banca examinadora (questões/critério).Erro invencível (caso). Ilegalidade (existência). Judiciário(intervenção).
1. Efetivamente – é da jurisprudência –, não cabe ao Judiciário,quanto a critério de banca examinadora (formulação de questões),meter mãos à obra, isto é, a banca é insubstituível. 2. Isso, entretanto, não é absoluto. Se se cuida de questão mal formulada – caso de erro invencível –, é lícita, então, a intervenção judicial. É que, em casos tais, há ilegalidade; corrigível, portanto, por meio de mandado de segurança (Constituição, art. 5º, LXIX). 3. Havendo erro na formulação, daí a ilegalidade, a Turma, para anular a questão, deu provimento ao recurso ordinário a fim de conceder a segurança. Maioria de votos.

geisel disse...

RECURSO QUESTÃO 19 – CADERNO TERRA

Com relação às regras pertinentes ao Poder Judiciário constantes da CF, assinale a opção correta.

A O ingresso na carreira da magistratura deve ser feito por concurso público de provas ou de provas e títulos, e o cargo inicial será o de juiz substituto.
B Os TRTs não se submetem à regra do quinto constitucional, diferentemente dos tribunais regionais federais e dos tribunais dos estados e do DF.
C Compete à justiça do trabalho processar e julgar as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos estados, do DF e dos municípios.
D Cabem ao STF o processo e o julgamento dos mandados de segurança e dos habeas data contra ato de ministro de Estado, dos comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

A questão nº 19 (Caderno Terra), cujo gabarito indica que a resposta indicada como correta é o item “C”, deve ser anulada, porquanto essa alternativa encontra-se também errada.
A redação do item “C” copia o disposto no inciso I, do Art. 114 da Constituição Federal, modificado em 2004 pela Emenda Constitucional nº 45. Vejamos a redação atual do texto constitucional:
Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
I as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
Pela nova redação emprestada ao supramencionado inciso, passaria a ser da competência “ratione materiae” da Justiça do Trabalho o julgamento de lides que envolvessem servidores públicos civis da administração direta e indireta de todos os entes de federação, retirando-a do âmbito da Justiça Federal.
No entanto, em que pese essa nova redação, a competência ainda pertence à Justiça Federal, por força da ADIN n. 3.395-6.
Com efeito, desde a concessão de medida cautelar em sede de ADIN (27.01.2005), o então Ministro Presidente do STF deu interpretação conforme à constituição, deferindo a liminar, com efeitos ex tunc, em relação ao inciso I do Art. 114, senão vejamos:
“Em face dos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade e ausência de prejuízo, concedo a liminar, com efeito 'ex tunc'. Dou interpretação conforme ao inciso I do art. 114 da CF, na redação da EC nº 45/2004. Suspendo, ad referendum, toda e qualquer interpretação dada ao inciso I do art. 114 da CF, na redação dada pela EC 45/2004, que inclua, na competência da Justiça do Trabalho, a "... apreciação ... de causas que ... sejam instauradas entre o Poder Público e seus servidores, a ele vinculados por típica relação de ordem estatutária ou de caráter jurídico-administrativo".
Não estão inseridas na competência da Justiça do Trabalho, até o julgamento definitivo de mérito da ADIN n. 3.395-6, lides que envolvam servidores civis públicos da administração direta e indireta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Sendo assim, a presente contestação purga pela anulação da questão.

geisel disse...

RECURSO QUESTÃO 85 – CADERNO TERRA

Os irmãos Leo, com 18 anos de idade, Lúcio, com 17 anos de idade, e Lino, com 11 anos de idade, roubaram dinheiro do caixa de uma padaria.
Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que

A Lúcio e Lino praticaram ato infracional e responderão a procedimento junto à Vara da Infância e Juventude, podendo ser aplicada, para ambos, medida socioeducativa de internação.
B Leo não será processado criminalmente por sua conduta, visto que os demais autores do fato são menores de idade e, nesse caso, as condições de caráter pessoal se comunicam.
C Leo, Lino e Lúcio serão processados criminalmente pelos seus atos, caso fique demonstrado que todos quiseram praticar o fato e possuíam plena capacidade de entender o caráter ilícito dele.
D Lúcio poderá, excepcionalmente, ficar submetido à medida socioeducativa de internação até completar 21 anos, idade em que a liberação será compulsória.


O CESPE, traz como resposta correta a letra D.

Porém ao analisar a questão constatamos que nenhuma medida socioeducativa de internação poderá superar o prazo de 3 anos.
Neste caso se Lúcio com 17 anos (conforme enunciado da questão), cumprir a medida até 21 anos, este estaria cumprindo um prazo de 4 anos o que seria inconcebível frente ao Estatuto da Criança e do adolecente. Vejamos o que diz a lei:

Estatuto da Criança e Adolecente

Art. 121. A internação constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

§ 3º Em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos.

§ 4º Atingido o limite estabelecido no parágrafo anterior, o adolescente deverá ser liberado, colocado em regime de semi-liberdade ou de liberdade assistida.

Sendo assim a presente questão deve ser anulada

Anônimo disse...

PARA OS QUE FIZERAM A 2ª FASE DA OAB-BA, DIREITO CIVIL.

Gostaria de estar trocando informações a respeito das respostas.(peça e questões)
Quem souber respoder, favor entrar com contato.
Garto.
cristovao.junior@direito.unifacs.br